Qual o seu bolo perfeito?

Com textura lisa ou trabalhada, o bolo de uma noiva romântica certamente tem de ter flores e laços na decoração. Essa e outras premissas fazem parte da preparação dessa delícia durante uma festa. De acordo com Isabela Colossi, especializada em bolos artísticos, a textura pode ser canelada, plissada, poá, metalassê, etc., mas tem de ter personalidade! E, apesar do branco ainda ser a cor mais escolhida em casamentos, os coloridos também têm vez, principalmente os de tons pastel como o rosa, azul, verde e amarelo. “O diferencial do trabalho de cada cake designer é oferecer o que melhor harmoniza com o estilo do cliente. Vários elementos extras podem compor a decoração de um bolo, desde renda,bordado, desenhos com bico, até pérolas, laços e flores em açúcar”, explica Isabela.

 Por dentro

Campeão de pedidos, o recheio tradicional de “negrinho” e “branquinho” já se tornou comum. Porém não tem erro! Ele é simples, mas agrada a todos os paladares. “Com textura macia, um chocolate de boa qualidade pode ficar tão sofisticado quanto qualquer outro”, afirma Isabela. Outro recheio conhecido muito pedido é a ganache de chocolate meio amargo acompanhado de doce de leite ou “negrinho”, afinal, como não atender aos apaixonados por chocolate?

Os mais pedidos

No topo do ranking de pedidos está a massa de pão de ló branco com nozes recheada com baba de moça, é um clássico! Também bastante procurado é o de geleia de damasco e de branquinho com coco. Mas, há um detalhe que precisa de atenção: a pasta americana não se molda aos recheios facilmente perecíveis e de textura macia. “Ficamos limitados a uma breve lista de recheios. Para resolver isso, sugerimos o chamado bolo cenográfico (também conhecido por maquete ou bolo “fake”) com apenas uma das camadas de bolo comestível, enquanto na cozinha está reservado um bolo comestível simples e delicioso para ser servido aos convidados”, comenta a cake designer. Dessa forma, a maquete evidencia o bolo durante a festa e os convidados ainda se deliciam com uma sobremesa irresistível. Outra possibilidade de bolo comestível são os “naked cakes” (bolos sem cobertura e com camadas expostas). A simplicidade da massa e recheios expostos fica diferenciada, porém, é bom lembrar que são restritos porque exigem texturas firmes.

Nas alturas

A quantidade de andares do bolo de casamento depende do local, estilo e estrutura da festa. Se o local tiver um pé direito alto e o bolo tiver três ou quatro andares, Isabela aconselha que fique na mesa de doces para que não desapareça. No entanto, se tiver seis andares poderá permanecer sozinho de forma esplendorosa. Sempre é bom explorar as possibilidade respeitando os limites.

Tendências

Para 2014, a cor branca ainda será uma das mais solicitadas, mas a aposta será no “off white”, ou seja, um tom próximo ao branco, porém mais envelhecido. “Uma supertendência são aquelas que trazem um toque mais retrô às produções. Outro ponto forte fica por conta do dourado”, salienta Isabela.

Sobre a especialista

Formada em Administração e Direito, Isabela sempre buscou inspiração na Gastronomia para fugir um pouco da rotina do trabalho e se sentir mais realizada. Conhecendo alimentos, misturando cores, temperos e sabores ela descobriu que eles podem ser saudáveis, gostosos e ainda ter um visual alegre e requintado (em algumas ocasiões). Foi unindo comida e arte que ela criou a empresa Bolos Fofos e Decorados e hoje é uma das mãos mais procuradas quando se trata de casamento.

Serviço:

Bolos Fofos e Decorados

Endereço: R. Professor Ulisses Cabral, 427 – Chácara das Pedras, Porto Alegre / RS

Fone: (51) 3391-0119

E-mail: isabela@fofosedecorados.com.br

Site: www.fofosedecorados.com.br


About The Author:

Ivana Gehlen" class="thumbnail thumbnail-left-small">


Nenhum comentário